quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nenhum ditadura sobrevive à morte do seu ditador

O estado de saúde do ditador venezuelano Hugo Chávez continua sendo um grande mistério guardado a sete chaves, com perdão do trocadilho. É que nesta altura dos acontecimentos, ninguém sabe se ele está vivo ou morto.

Com a morte de Hugo Chávez, Cuba, o país que depende do fornecimento de derivados de petróleo a preços subsidiados pela Venezuela, para que a sua ditadura continue respirando, mesmo que à custa de aparelhos, perderá o seu grande benfeitor. Os irmãos castros conscientes dessa realidade, são os maiores interessados em manter segredo sobre a morte ou o estado vegetativo do ditador venezuelano. É que com a Venezuela sendo governada por Nicolás Maduro, a ajuda venezuelana a Cuba continuará.

A situação da Venezuela é muito complexa e tudo leva a crer que o caos será instalado nesse país vizinho, após a divulgação da notícia dando conta do falecimento de um político populista e centralizador, que se manteve até aqui no poder, graças ao clientelismo e assistencialismo.

Com esse grande mistério que paira sobre a real gravidade do estado de saúde de Hugo Chávez, o vice-presidente ganha tempo, para encontrar uma saída para um problema, cuja solução vai depender da firmação de pacto pela governabilidade. 

Nenhum comentário: