quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Edson Lobão vem fazendo muito pelo seu estado

Edson Lobão vem fazendo muito pelo seu estado, o que o credencia para disputar o governo do estado em 2014

O ministro de Minas e Energia, o maranhense Edson Lobão vem fazendo 
 muito pelo seu estado, sob os governos petistas. Com a ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder e com vários maranhenses se sucedendo nesse importante ministério, o Maranhão ganhou uma usina hidrelétrica, várias usinas termoelétricas, uma refinaria de petróleo e a sua inclusão nos sucessivos leilões de blocos ofertados pela Agencia Nacional de Petróleo (ANP), para exploração de petróleo e gás. Graças à participação do estado do Maranhão nesses leilões, esse estado nordestino tem revelado um enorme potencial petrolífero, que vê atraindo o interesse de várias empresas desse setor para pesquisar petróleo e gás nas bacias de Barreirinhas, Pará-Maranhão e Bacia do Parnaíba.

Uma das empresas que já manifestou interesse em áreas das bacias da Margem Equatorial foi a Barra Energia, criada por ex-funcionários da Petrobras e da Repsol e que já tem participação em blocos da Shell e da OGX, na área do pré-sal da bacia de Santos. “Vamos olhar essa área com mais atenção, porque é pouquíssima explorada no Brasil, principalmente em áreas profundas", afirmou à Folha de São Paulo, o presidente da Barra Energia, Renato Bertani.

Bastariam só esses investimentos, para transformarem Edson Lobão num nome com potencial para disputar o governo do seu estado. Mas os problemas de saúde pelos quais ele vem passando, dificilmente Edson Lobão reunirá condições físicas para disputar uma eleição para governador. Mas, caso Edson Lobão não possa disputar a eleição para governador, ele será, sem duvida nenhuma, o maior cabo eleitoral em 2014.

Podemos dizer que o estado do Maranhão possui hoje, energia em abundância, o que lhe permite atrair grandes investimentos.  Além desses dados já fornecidos, convém salientar que está instalado no Maranhão, mais precisamente em Imperatriz, um dos maiores entroncamentos de linhas de transmissão de 500KV.

A OGX-MA já começou a explorar gás em Capinzal do Norte, que irá alimentar a usina termoelétrica desse grupo.

Nenhum comentário: