quinta-feira, 12 de junho de 2014

O brasileiro não tem culpa de ser corrupto

por Tomazia Arouche

Nós os jornalistas e blogueiros temos uma mania de acusar os políticos brasileiros de corruptos, o que em parte é verdade, não toda a verdade. É que a corrupção que afeta toda à nossa população, acontece de maneira generalizada neste país, não por culpa nossa e de maneira deliberada, mas, devido à nossa natureza, o nosso “gene egoísta” que explica a nossa natureza, na perspectiva do gene e não do nosso organismo, da espécie ou do meio ambiente.

A solução desse nosso sério problema reside no desencorajamento da reprodução humana, porque, com a redução da população, nós teríamos menos corruptos e, portanto, menos bandidos e assassinos à solta. O desencorajamento proposto pelo primo de Charles Darwin, Francis Galton que denominou de ‘eugenia’, um conjunto de métodos que visam melhorar o patrimônio genético (praticar o melhoramento genético) de grupos humanos.    

O grave problema da corrupção brasileira não se resolve, com novas eleições e a troca de um político por outro, porque repito, o problema da corrupção no Brasil reside na natureza do brasileiro, no DNA de cada um de um de nós.

O maior exemplo da nossa natureza corrompida são os políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) que antes de chegarem ao poder viviam a espinafrar os políticos da situação e que ao chegarem ao poder vivem praticando os mesmos vícios e mesmos atos indecorosos.

A nossa miscigenação tão decantada (celebrada) por antropólogos e escritores, do naipe de um Darcy Ribeiro e Jorge Amado, talvez seja a principal responsável pela deformação do nosso caráter. De uma espécie formada pela mistura de três raças, pode se esperar de tudo: um povo alegre, brincalhão, festeiro e amante de futebol de campo e muito receptivo, como também um povo de caráter deformado.

'Eu' no lugar de qualquer político devo agir de maneira igual. O brasileiro no desempenho de qualquer função está sujeito a ser corrompido e a corromper. É a nossa natureza que fala mais alto.

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz   

Nenhum comentário: