quarta-feira, 25 de março de 2015

O Brasil ainda não é uma democracia

Nas grandes democracias, o vírus da corrupção, embora exista no tecido social, não prospera porque os três poderes agem imediatamente e conjuntamente para eliminar o foco-, para que ele não se transforme numa endemia. Para que ele não se transforme num escândalo capaz de comprometer a imagem do país no exterior e para que os seus cidadãos não percam a confiança nas suas instituições.

O Brasil em que pese o fato do povo brasileiro gozar de relativa liberdade, ainda está muito longe de vir a ser uma verdadeira democracia, porque o estado brasileiro ainda não dispõe de mecanismos que o proteja do vírus da corrupção - que neste país sempre teve um caráter de epidemia; de um mal que ocorre a todo o momento no governo central, nos estados e nos municípios.

No Brasil, a corrupção é uma coisa que existe como parte da cultura do seu povo que desde que este país foi criado convive com esse mal que nos países considerados sérios não é tolerado.


O trapaceiro no Brasil é mais valorizado do que o cientista, que produz ciência e vive exclusivamente para fazer deste país, uma nação respeitada e digna. Isso é o que se pode chamar de inversão de valores.

Nenhum comentário: