domingo, 3 de maio de 2015

‘Encontrei Jesus’ em São Raimundo Nonato




Ontem eu fui surpreendido com um presente que me deixou deveras feliz: uma garrafa de dois litros de Guaraná Jesus ofertado pelo grande amigo, o sanraimundense Waldir Amorim (Diroca), que alguns anos atrás me presentou com um livro sobre economia, inspirado na Escola de Frankfurt e que aborda fundamentalmente o Consenso de Washington.

Sem querer desmerecer os outros refrigerantes, o Guaraná Jesus é o melhor de todos, não só pelo seu sabor original, como pela sua cor e história.  

Um pouco de história

Guaraná Jesus é um refrigerante cor de rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem alegadamente dois de seus 17 ingredientes e muito populares no estado do Maranhão.

A fórmula do guaraná Jesus foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, ironicamente, era ateu e chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa frustrada de fabricar um remédio. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular, na cidade de São Luís, MA.

Em São Raimundo Nonato (PI), o Guaraná Jesus pode ser encontrado no Mercadinho Mandacaru, no bairro Milonga.

Nenhum comentário: