quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Quem tem medo de CPI?



Quem tem medo de CPI? É aquela velha história que diz: quem não deve não teme. Se o governante teme pela criação e instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é porque ele tem culpa no cartório ou teme na melhor das hipótese, a paralisação e a exposição do seu governo. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo.

A CPI tem uma caráter investigativo e tem poderes para investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos internos das respectivas casas, portanto, uma atividade que merece o apoio do povo e que deveria ser respalda pelos governantes, porque toda investigação visa proteger o governo da ação de pessoas desonestas. Mas no Brasil é muito comum se ouvir dizer que esse ou aquele governo trabalha para impedir o funcionamento de uma CPI.

O deputado estadual Robert Rios vem tentando a trancos e barrancos criar uma CPI para investigar a empresa Água e Esgoto do Piauí S/A e enfrenta sérias dificuldades de parte de quem deveria ser o maior interessado em descobrir quem desviou recursos dessa empresa estatal nas últimas duas décadas: o governo.  

Por essas e outras é que o estado Piauí continua sendo o último vagão da locomotiva chamada Brasil. E tudo leva a crer que continuará comendo poeira, até que eleja governantes comprometidos em promover uma ruptura com o atraso e criar um atalho para o desenvolvimento.

Siga no  Twitter, no Facebook e no Portalaz ao blog Dom Severino 

Nenhum comentário: