quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MANO BORGES e Zeca Baleiro - Os Nós



Mano Borges
 

Giovanni Borges Bezerra nasceu em 22/1/1967, Floriano, Piauí. Cantor. Compositor. Ainda criança mudou-se com a família para o Estado do Maranhão.
Dados Artísticos
No ano de 1983 passou a integrar o grupo Asa do Maranhão, apresentado-se com diversos artistas, entre eles, Marina Lima, Sivuca e Beto Guedes.
Entre 1988 e 1990 residiu em Porto Alegre, onde participou de vários eventos. Retornou ao Maranhão e em 1991 lançou o LP "Mano Borges" acompanhado do primeiro clipe, com a faixa "País de brincadeira". No ano seguinte lançou o LP "Du CA..." e ainda gravou o clipe "Tango Lupíciano", com o qual ganhou vários prêmios no "Festival de Cine e vídeo do Maranhão". Posteriormente gravou os discos "Elefantes azuis" e "Bangladesh", ambos, produção independente. Por essa época, classificou no festival "Les Découvèrtes", na França, a música "Sub-americanos", de sua autoria, e participou do festival "Canta Nordeste", promovido pela Rede Globo.
Em 1997 gravou o CD "Mano Borges" e no ano seguinte, a convite da cantora Surama Castro viajou para Roma, para gravações excurssão pela Itália. Por essa época, Rita Ribeiro no CD "Comigo" incluiu de sua autoria a composição "Essa dona". Lecy Brandão interpretou, também de sua autoria, "Lua diamantes".
Em 1999, sua composição"Você é tudo", ganhou o prêmio "Universidade de Música". No ano posterior lançou o CD "Lera", do qual se destacou a faixa "Os Nós", ganhadora do prêmio "Melhor Compositor do Ano", na votação da imprensa maranhense.
Em 2001, comemorando dez anos de carreira, lançou o CD "Mano Dez Borges", uma coletânea de seus maiores sucessos.
No ano de 2002 gravou o CD "Passagem Franca pra Caro Custou", disco produzido por Mazzola e lançado pelo selo MZA Music em parceria com a gravadora Abril Music. No CD, além de regravar "Medo de avião" (Belchior), contou com as participações de Zeca Baleiro na faixa "Os nós" e de Renata Holly na música "Bangladesh".
Postar um comentário