terça-feira, 13 de junho de 2017

São Raimundo Nonato é uma cidade sem nenhum cuidado estético

Observe a localização do poste de energia elétrica, do outdoor e da mesa que ocupa toda a largura da calçada.

Uma cidade sem sentido estético, não passa de um aglomerado, de um amontoado e desarrumado de casas. Esse é o caso da sede do município de São Raimundo Nonato, localizado no estado do Piauí. Uma cidade cujas ruas são muito estreitas, as calçadas medindo de largura menos de um metro e o calçamento totalmente irregular.

O centro desta cidade, até que se aceita da forma como foi construída, por se tratar de uma cidade com mais de 100 anos, com pouco ou quase nada podendo ser feito para melhorar a sua estética, repito no centro, mas os bairros novos não se concebe a forma como eles estão sendo formados. E como mais um senão: a maioria das ruas dos bairros não tem um palmo sequer de calçamento ou asfaltamento. Se muito, a sede do município de São Raimundo Nonato conta com 20% das suas pavimentadas com pedras e asfalto. Ruas que durante o verão se transformam em ruas empoeiradas e no inverno em ruas que são um verdadeiro lamaçal.

As calçadas da sede do município de São Raimundo Nonato, são muito estreitas e com os postes da rede elétrica no meio da calçada, o que impede até mesmo o deslocamento de pessoas sem nenhum problema físico, que dirá de um deficiente físico que se desloca em cadeira de rodas. A boa calçada deve ter no mínimo 1,20 metro de largura. Postes, árvores e outras interferências como lixeiras, orelhões etc. devem ter sua faixa específica, a chamada faixa de serviço, com no mínimo 75 cm de largura.  

A cidade de São Raimundo Nonato cresce, sem ordenamento, porque não existe uma fiscalização para acompanhar as construções e o município não tem um código de postura. Se tem, os habitantes deste município não o conhecem. Código de postura municipal: originariamente eram documentos que reuniam o conjunto das normas municipais, em todas as áreas de atuação do poder público. Com o passar do tempo, a maior parte das atribuições do poder local passou a ser regida por legislação específica (lei de zoneamento, lei de parcelamento, código de obras, código tributário etc), ficando o Código de Posturas restrito às demais questões de interesse local, notadamente aqueles referentes ao uso dos espaços públicos, ao funcionamento de estabelecimentos, à higiene e ao sossego público. 
 
O turista que visita o município de São Raimundo, logo ao fazer o seu primeiro contato com este município, se choca com os fatos narrados acima. Isso quer dizer que o nosso visitante não se sente motivado em conhecer a nossa cidade, preferindo só conhecer o Parque nacional da Serra da Capivara. 

São Raimundo Nonato deveria copiar a cidade de Oeiras, uma cidade modelo do ponto de vista de urbanização e estética.

Nenhum comentário: