quarta-feira, 4 de abril de 2018

A falta de caráter é o que nos une


Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”. (Frase do dramaturgo, escritor e jornalista pernambucano Nelson Rodrigues)

Nunca uma frase fez tanto sentido como essa que abre este texto. O povo brasileiro é um povo sem caráter. Disso todo mundo sabe. E essa nossa pusilanimidade se manifesta em qualquer meio, situação ou circunstância.   

Não é à toa que a nação brasileira, se é que se pode chamar este ajuntamento de brasileiros de nação, porque nação no sentido literal da palavra é um lugar, onde para sustentar o fundamento de uma nação, sob o ponto de vista cultural, os cidadãos adotam os mesmos costumes, os mesmos padrões morais e éticos que regem o que é certo e o que é errado.

Para reforçar esta argumentação sobre a nossa falta de caráter, animo fraco, degradação moral, apelo mais uma vez para o imortal Nelson Rodrigues, que expressou como ninguém a nossa fraqueza moral. Essa frase que segue é emblemática. “No Brasil, quem não é canalha na véspera é canalha no dia seguinte”. E o que é mais grave: nós nos orgulhamos da nossa natureza, da nossa fraqueza moral, da nossa esperteza e malandragem. Caracteres que fazem do povo brasileiro, um povo nada sério e inconfiável perante os olhos do mundo.

É possível mudar este nosso caráter? Sim, mas se começasse hoje esse processo de mudança, só iria apresentar bons resultados daqui a no mínimo 50 anos. É que essa nossa pusilanimidade tem um componente genético e cultural. Uma coisa que passa de pai para filho. Mas, urge mudar!

Nenhum comentário: