terça-feira, 10 de abril de 2018

A primeira impressão é a que fica, que permanece!


Julgamentos iniciais sobre determinado do lugar dificilmente são desfeitos. Mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento, ela continua se impondo por muito tempo.

O município de São Raimundo Nonato, o portão de entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara, deveria ser um lugar muito bem cuidado, para causar uma boa impressão no turista que vem conhecer o maior polo turístico do estado do Piauí e o maior Centro Arqueológico da Américas. E com o que se depara o nosso visitante ao adentrar a sede deste município? Com verdadeiras manadas de bois, mantilhas de cães, tropa de jumentos, com um transito caótico, com poluição sonora, com ruas, com calçadas e com meio fios irregulares. As calçadas não chegam a ter um metro de largura. E ainda por cima, com postes da Eletrobras Piauí, atravancando o transito de pedestres e cadeirantes.

O lixo nas principais vias de acesso à São Raimundo Nonato, também ajuda na formação de uma má impressão do turista sobre o município que ora visita. Por essas e outras é que o turista que vem conhecer a Serra da Capivara, pouco permanece na sede deste município. Ocorre que a sede de São Raimundo Nonato, cria no turista, uma péssima impressão. Além da péssima impressão que o turista teve desta cidade logo ao chegar, a cidade não oferece nenhum atrativo adicional -na forma de lazer e pontos turísticos aos nossos visitantes.

O arquiteto e urbanista Gilmar Negreiros, tem um projeto de revitalização do centro histórico de São Raimundo Nonato e a criação de um complexo cultural, esportivo e recreativo no Morro do Cruzeiro. Um projeto por demais interessante, porque capaz de despertar interesses no turista para permanecer mais tempo em nossa cidade.

O que também ajudará bastante a mudar os aspectos negativos desta cidade, como foi focalizado acima é o lançamento de campanhas educativas para manter a sede do município de São Raimundo Nonato, livre do lixo e dos animais que transitam livremente pelas ruas, alamedas e praças desta cidade. 

O grossão continua desafiando as autoridades

Grossão é um espaço de no máximo 100 metros que liga uma rua a uma avenida no centro da cidade de São Raimundo Nonato. Espaço esse que mais parece um lugar bem ermo na Zona Rural deste município, porque, sem nenhum tipo de pavimentação. No verão torna-se quase que intransitável por pedestres, porque quando um carro passa, sobe uma nuvem de poeira. Já na época invernosa é a lama e a água que impedem o transito por essa, que deveria ser uma importante artéria da sede do município de São Raimundo Nonato.

Esse é o Grossão


Nenhum comentário: