domingo, 16 de dezembro de 2018

O Maranhão que habita em mim


Eu vivo impregnado de maranhensidade. Também pudera, como não impregnar-se de uma cultura tão vasta e muito rica? Como não impregnar-se de tanta beleza natural e única? Como não impregnar-se de grandes referências como as de maranhenses ilustres; de maranhenses que de tão brilhantes fizeram de São Luís do Maranhão a nossa Atenas.
Estou me referindo a Ferreira Gullar(poeta, tradutor e dramaturgo) Gonçalves Dias(poeta), Graça Aranha(diplomata e escritor), Odilo Costa, filho (jornalista e poeta), Josué Montello (escritor), Luís Augusto Cassas (poeta), Franklin de Oliveira (jornalista), José Louzeiro(dramaturgo, jornalista e escritor), José Reinaldo Azevedo Fortuna(cartunista e chargista), Catulo da Paixão Cearense(poeta e seresteiro), Turíbio Santos(músico), Alcione Nazaré(cantora e musicista), Joãosinho Trinta (carnavalesco), Nonato Buzar (compositor), Maria Firmina dos Reis (escritora), Sousândrade (poeta), Floriano Teixeira (pintor), José Sarney (político), Tasso Fragoso (militar), Apolônia Pinto(atriz), José Eduardo Moraes Rego de Souza (médico), Celso Antônio Menezes (escultor), Ignácio Rangel (economista), Rui Moreira Lima (militar), Deo Garcez (ator), Solange Couto (atriz), Aluísio Azevedo (escritor e diplomata), Arthur Azevedo(dramaturgo, poeta, contista e jornalista), José Raimundo Braga Coelho (físico), Gomes de Souza (matemático), Celso Magalhães (promotor de justiça), Cândido Mendes (jurista), João do Vale (compositor e ativista político), Tania Maria (pianista), Canhoteiro (futebol), Teresinha Rego (cientista), Neiva Moreira (jornalista e político) Antenor Bogéa (diplomata) e João Mohana (sacerdote) e Odorico Mendes(humanista e tradutor).   

O estado do Maranhão é um estado de belezas naturais incomparáveis, por isso mesmo, um dos maiores destinos turísticos do país, dos quais podemos destacar as cidades de Alcântara, São Luís (patrimônio histórico da humanidade, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, a Chapada das Mesas (o caminho das águas), o rio Una e a ilha dos Lençóis.

A culinária (o arroz de cuxá) e a cultura maranhense (O bumba meu boi, o Tambor de Crioula, o Cacuirá e o reggae) fazem do Maranhão um estado impar e um dos mais ricos em todo o país. Merece destaque aqui, o Guaraná Jesus e a Tiquira que podem ser incluídos no quesito bebidas.
Se eu ficasse escrevendo sobre o Maranhão Maravilha, eu tomaria todo o meu tempo, por isso eu vou ficando por aqui e deixou entregue a curiosidade do meu caro leitor, buscar e descobrir esse paraíso que atende pelo nome de Maranhão.  
 
Ilha dos Lençóis – município de Cururupu - Maranhão
Tiquira (cachaça feita de mandioca) tipo exportação
Tiquira (cachaça feita de mandioca) artesanal

São Luís do Maranhão moderna

São Luís do Maranhão histórica


Cidade de Alcântara

Siga os blogs Diário do Homem Americano e Dom Severino no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: