sexta-feira, 5 de julho de 2019

Pela valorização dos artistas da terra



O músico e cantor Tita Veiga
Sanfoneiro e cantor Maurinho do Acordeon
A música é um produto cultural e comercial. Com alguns estados brasileiros tendo na música o seu melhor e mais importante produto de exportação. O estado da Bahia, por exemplo, tem na sua indústria cultural, a sua maior fonte de divisas, com destaque para a música.

Valorizar, prestigiar e incentivar os nossos artistas (músicos e cantores) é o que o Estado e os nossos municípios devem fazer para que consigamos abocanhar uma fatia desse importante mercado.   

Dito isso, vamos ao que nos interessa que é valorizar a cultura musical de São Raimundo Nonato e do Piauí e proteger o nosso mercado da música - para que os artistas piauienses e sanraimundenses se sintam valorizados, prestigiados e com espaço para trabalhar. A reserva de mercado em alguns momentos se faz absolutamente necessária. Reserva de Mercado que nada mais é que uma política governamental que impede legalmente o acesso e a importação de uma determinada classe de produtos, bens e serviços com vistas à proteção e desenvolvimento da indústria local.

E como a valorização do artista local e a reserva de mercado se dão? Através do Poder Público que cria leis de incentivo ao artista da terra e de políticas de desestímulo à contratação dos serviços de artistas de fora. É óbvio que nenhum governo pode proibir a contratação de artistas de outros estados, mas ele dispõe de mecanismos que podem dificultar o acesso ao nosso mercado musical.
  
O município de São Raimundo Nonato dispõe de artistas excelentes, o que dispensa a prioridade, em alguns casos, da contratação de profissionais de fora. Querem um exemplo? As principais atrações do festejo junino em São Raimundo Nonato foram locais e regionais.  E estamos de acordo que essa festividade foi um sucesso.

Em TemPO:

Quando o município de São Raimundo Nonato contrata artistas locais, o cachê pago é um dinheiro que vai circular e movimentar a economia local. 

Nenhum comentário: