sábado, 10 de agosto de 2019

A verticalização da cidade de São Raimundo Nonato

A verticalização das cidades contemporâneas é um processo universal e relativamente antigo e segundo os arquitetos e urbanista, é uma consequência natural da urbanização.  Ele está diretamente associado ao desenvolvimento dos elevadores, que por sua vez, tem origem nas fábricas inglesas do século XIX, onde foram instalados para reduzir a perda de energia dos trabalhadores ao transportar produtos dentro dos estabelecimentos de trabalho.

O primeiro elevador num edifício alto de Nova Iorque só foi registrado em 1857. Os elevadores hidráulicos, empregados inicialmente, tinham capacidade de alcançar no máximo 20 andares, mas a partir de 1887 começaram a surgir os movidos a energia elétrica.

No Brasil, os estudos acadêmicos sobre a verticalização das cidades ganharam destaque a partir da década de 80 do século passado. Começava ai o processo acelerado de verticalização das cidades brasileiras. A cidade de Tóquio no Japão, talvez seja a que mais apelou para o adensamento populacional por meio da verticalização, por uma questão de economia de espaço físico

A verticalização é um processo urbanístico que consiste na construção de edifícios e costuma resultar na densificação populacional. Em algumas cidades dos Estados Unidos, como Chicago, a verticalização pode ser notada por um projeto urbanístico, ou planejamento urbano.

Vantagens e desvantagens da verticalização

Uma das vantagens da verticalização é a economia de espaço. Uma centena de casas ocupa um grande espaço físico, enquanto que um edifício de 30 andares abriga quase cem residências. O edifício ajuda no adensamento geográfico. Ocupar o mesmo espaço territorial, por mais pessoas, ao mesmo tempo.  

O adensamento é bom e necessário. Uma primeira conclusão dessa premissa é que as cidades podem funcionar melhor nesse seu objetivo de colocar mais pessoas por hectare e também aproximar as diversas funções urbanas. Uma cidade menos espalhada facilita não só ir de casa ao trabalho e ir de casa à padaria, mas também facilita encontrar os amigos pra uma conversa. O adensamento permite interações planejadas ou espontâneas. Além disso, o adensamento, ao permitir agrupar mais pessoas em menos solo, permite, em tese, consumir menos terra e, por consequência, deixar mais parte do meio ambiente natural intocado.

As desvantagens da verticalização

O maior inconveniente na verticalização de uma cidade é o impedimento da livre circulação do ar. Outro inconveniente é a segregação e o isolamento das pessoas.

A cidade de São Raimundo Nonato passa no presente momento por um celerado processo de verticalização. Um problema que se coloca nesse processo - é o de como fazer chegar aos apartamentos e escritórios instalados nos nossos edifícios água para consumo. Porque pelo visto, a pressão da água da Adutora do Garrincho não permite chegar água em lugares muito alto. 









Nenhum comentário: