Um dos slogans do festival húngaro Sziget é "Love is Love" / "Amor é Amor".
O arco-íris foi apresentado ao público como um símbolo internacional da aceitação de pessoas homossexuais.
Posição que contrasta com a tomada por alguns húngaros que consideram como ofensiva uma imagem publicitária com dois homens a, aparentemente, partilharem um refrigerante.
Políticos do partido do Governo, Fidesz, e da extrema-direita condenam que se mostre imagens de casais do mesmo sexo.
O público do Festival Sziget é muito mais tolerante.
Um dos eventos no palco principal foi realizado pela dupla de acrobatas americanos The Arrow. O espetáculo chama-se "O amor é todo igual."
Os festivaleiros afirmam que não há nada de errado em amar alguém do mesmo sexo.
''Eu sou hetero, mas amor é amor. Acho que cada um deve ter o seu parceiro ou parceira. Não importa se se escolhe amar alguém do mesmo sexo ou de sexo diferente. Todos temos o direito de nos expressarmos," afirma um turista canadiano.
''Amor é amor. Não devia importar por quem te apaixonas. Amor é amor, é igual para todos,” considera uma turista irlandesa.
Existem muitas ONGs no Festival Sziget, entre elas está a Associação LGBT. A afirmação é que fora do Festival a atmosfera não é tão tolerante.
'' Vozes homofóbicos são cada vez mais frequentes na política hoje em dia. László Kövér, o presidente da Câmara do Parlamento, sugeriu que os pais do mesmo sexo são como pedófilos. E ativistas de extrema-direita atacaram alguns eventos do festival Budapest Pride. ''Há muito tempo que as mensagens de antidiscriminação e tolerância fazem parte do festival," revela um dos representantes da associação LGBT, Akos Modolo.
É por isso que a Capela do Amor de Szigets é um lugar aberto a todos os que chegam com a pessoa amada.
''Na Hungria, casais do mesmo sexo não se podem casar oficialmente. Mas aqui, no festival Sziget, na tenda atrás de mim, todos podem se casar. E todos os casamentos, mesmo casamentos entre pessoas do mesmo sexo, são selados com este certificado não oficial," esclarece o jornalista da euronews, Daniel Bozsik. Com Euronews
Nenhum comentário:
Postar um comentário