O ensino público no Brasil, ainda está sendo ministrado como no tempo em que os manuais de educação ensinavam que o “O Ivo viu a Uva, um modelo pedagógico ultrapassado e que não contribui efetivamente para a aprendizagem dos nossos alunos. É óbvio que o ensino particular ofertado aos filhos das nossas elites, esse é ensino de quase primeiro mundo.
Enquanto os países desenvolvidos investem numa educação futurista, em tecnologias de última geração, o Brasil continua dependente das nossas commodities para apresentar superávit comercial, sem pensar em investir num ensino atualizado e focado num futuro onde a inovação tecnológica oferece os melhores resultados para os investidores (empresários) e o país torna-se competitivo e menos dependente das exportações de matérias-primas.
O futuro da educação, por exemplo, sobretudo em nível de graduação, está em cursos como mecatrônica que é um ramo multidisciplinar da engenharia voltado ao projeto de sistemas eletromecânicos automatizados, controlados por computador. É uma espécie de "futuro das engenharias". Inicialmente, o curso tem disciplinas como: Cálculo, Física, mecânica e Elétrica básica.
Um estudo voltado para atender uma exigência da Inteligência Artificial (IA) que é um ramo da Tecnologia da Informação (TI), que está em constante crescimento mundialmente e que está voltada para um futuro que começa agora, já. A inteligência artificial presente nas máquinas e robôs que até bem pouco tempo só víamos nos filmes de ficção, já não estão presentes apenas nos filmes, ela está no nosso cotidiano. O atendente virtual é um exemplo de novo mundo.
A revolução 4.0. Ao contrário da primeira revolução industrial, baseada na mecanização através da água e do vapor no século XVIII, a quarta revolução industrial refere-se à automatização e à troca de dados na indústria, tal como ao uso de tecnologia digital inteligente.
Uma revolução que trabalha com computadores interligados e que se comunicam uns com os outros, o que se tornou possível graças à combinação de sistemas cibe físicos, como a Internet dos Sistemas e a Internet das Coisas.
Internet das coisas (IOT), muitos de nós nunca tinha ouvido falar antes desse fenômeno que através de uma ‘cloud’ (rede global de servidores), onde os dados são armazenados, os equipamentos e as operações podem ser otimizados. O acesso à tecnologia torna-se possível a partir de qualquer local.
O Big Data que são máquinas interligadas que coletam e analisam um grande volume de dados. Informam sobre a manutenção e o desempenho e identificam padrões não visíveis ao olho humano.
O que é mesmo Inteligência artificial? São robôs, veículos autônomos e impressão 3D.
Repensar a educação para preparar a futura força de trabalho. No mundo atual as empresas pedem mais competências tecnológicas, sociais, emocionais e cognitivas.
Uma educação que comtemple o ensino de um outro idioma, como por exemplo, o mandarim, são exigências de um mundo interconectado e que depende da Inteligência Artificial (IA) para produzir em série e em grande escala para poder competir num mercado globalizado e cada vez mais exigente.
Por Tomazia Arocuhe
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