“Ainda existem juízes em Berlim"?
Mesmo sabendo que o conto do Moleiro de Sans-Souci, imortalizado por François Andrieux, tem sido invocado até a náusea em diversos contextos e não raras vezes de modo distorcido (consciente ou inconscientemente), vez por outra faz sentido tomá-lo como ponto de partida para alguma reflexão sobre algum tema. A narrativa de Andrieux refere-se a acontecimento ocorrido no século XVIII, na Prússia do rei Frederico II, conhecimento como “o Grande”. A decisão do ministro do STF, Luiz Roberto Barroso em obrigar o Senado a criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Coivd-19 faz jus a frase e a esperança do Moleiro, personagem principal do conto citado no início deste texto.
A marcha da insensatez
Enquanto os EUA lutam para conter a circulação de armas em seu território, o presidente do Brasil e a famigerada ‘bancada da bala’, insistem em aprovar uma lei que facilita à compra de armas, o que fatalmente irá permitir ao crime organizado e as milícias aumentarem os seus arsenais de armas e fortalecerem o exército irregular que existe nos grandes estados brasileiros. Um exército que garante a segurança e os negócios dos barões do tráfico. O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é um estado que convive um Estado Paralelo, onde o estado oficial se confunde com o estado paralelo. A cultura armamentista norte-americana não é segredo para ninguém. E pasmem! Os senhores das armas ainda se dizem cristãos.
Sem um Pacto Social não haverá salvação nacional
A situação do Brasil é de tamanha gravidade que não existe solução fora de um grande concerto nacional que reúna em torno de uma só mesa, representantes das Forças Armadas, do Congresso Nacional, da CNBB, da OAB, da ABI, da Maçonaria e das confederações dos trabalhadores para discutirem um amplo Pacto Social que permita a este país sobreviver a uma série de crises que se não forem superadas, colocarão em risco uma jovem nação democrática. Um pacto no molde do festejado Pacto de Moncloa.
Está na hora de reeditarmos a campanha Contra a Fome e a Miséria, de Betinho
A pandemia do novo coronavírus escancarou no país a situação de pobreza e de pobreza extrema que muitos brasileiros estão vivendo. Um problema que aumentou com a quase paralização da economia, motivada pelo isolamento social e o medo das pessoas em saírem às ruas em busca do ganha pão, via trabalho formal e informal. O problema do aumento da pobreza e da miséria em nosso país, nos obriga a todos a participarmos de uma grande mobilização nacional para socorrer os nossos irmãos que estão morrendo de inanição (fraqueza, debilidade, abatimento, prostração).
Nenhum comentário:
Postar um comentário