O mundo inteiro anda buscando alternativas às fontes de energia fósseis e hidrelétrica. A primeira, por ser a mais poluente e a segunda, por representar um elevado custo para a natureza. A construção de uma Usina Hidrelétrica, por exemplo, ocupa extensões enormes de terra, o que significa a destruição de milhões de hectares de terra, plantas e animais.
As energias solar e eólica representam duas alternativas, porque são duas fontes limpas e renováveis para geração de eletricidade, já que utilizam a luz do sol e a força dos ventos.
Ainda que, no panorama mundial, as principais fontes de energia ainda sejam fósseis, o Brasil destaca-se por apresentar uma matriz elétrica atendida majoritariamente por fontes renováveis.
A energia hidrelétrica ainda é a principal delas, com mais de 67% da produção atual do país, mas a qual sofre com os períodos de seca cada vez mais constantes nas regiões dos reservatórios. A energia hidrelétrica embora seja renovável, torna-se praticamente inviável, devido ao elevado custo de produção, manutenção e o prejuízo incalculável e inegável à natureza.
Uma das alternativas as energias de matriz fóssil são as energias solar e eólica, que com o seu grande potencial no Brasil vem sendo cada vez mais utilizadas pelas empresas e no consumo doméstico.
Como é produzida a energia solar? A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada.
Como é produzida a energia eólica? A energia eólica é a energia proveniente da força dos ventos. Sua geração começa com dois elementos principais: vento e aero gerador (também conhecido como turbina eólica). Através do multiplicador, a energia mecânica chega ao gerador, que finaliza o processo e a converte em energia elétrica
Como tudo na vida é dual, ou seja, tem um lado positivo e outro negativo. Com as energias solar e eólica não poderia ser diferente. Mas, para alguns especialistas, a energia solar apresenta mais vantagens do que desvantagens, vejamos: Vantagens: não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e o custo com manutenção é barato. Suas desvantagens são ainda o alto custo de aquisição (custo que retorna em pouco tempo) e não gerar energia à noite.
Quais as vantagens e as desvantagens da energia eólica? A vantagem é o fato de ser uma energia limpa pois não emite poluentes na atmosfera no processo de geração de energia. Sua fonte é um recurso inesgotável e, por isso, é uma energia renovável. Proporciona a redução da dependência dos combustíveis fósseis. Permite a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa. As desvantagens? O vento irregular, então a geração de energia muitas vezes pode ser imprevisível. O custo bastante elevado dos equipamentos. É preciso criar um grande parque eólico para comportar os aero geradores. Um grande impacto visual e sonoro é gerado para quem mora nos arredores. Os aero geradores podem afetar o movimento migratório de aves.
O consumidor doméstico e pequenas empresas de energia que hoje ainda dependem das concessionárias de energia, com a produção e o barateamento do quilowatt-hora de energia solar e eólica, podem migrar para novos fornecedores de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário