O ex-prefeito de Teresina, o médico Silvio Mendes, hoje ao ser entrevistado por uma emissora local, elevou o tom do seu discurso, ao afirmar que a única candidatura de oposição que existe hoje no estado do Piauí é a sua. Já a candidatura do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), não passa de uma dissidência, haja vista, esse senador se apresentar como um candidato que apóia Dilma, e que há menos de dois meses fazia parte do governo estadual.
Ainda nessa entrevista, Silvio Mendes criticou os conchavos, os acordos e as negociatas que estão sendo feitos em plena luz do dia, na busca de apoio para engrossar as fileiras da candidatura à reeleição do atual governador e da candidatura dissidente do senador João Vicente Claudino, o que ele classificou como cretinice.
O Brasil é um lugar onde o doente tem que fugir do hospital para se tratar
Destarte todo o empenho do ministério público eleitoral em evitar o uso da máquina administrativa pelos candidatos que tem acesso ao governo, isso acaba sendo humanamente impossível, haja vista, as muitas maneiras que existem de se burlar a fiscalização dos promotores públicos eleitorais. A começar pelo governo federal, que deveria dar exemplo, ao agir como um verdadeiro magistrado, mas que age afrontando a lei e a justiça, o que já levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a aplicar várias multas seguidas no presidente da república e na sua candidata a presidência da república.
Mas também pudera, isso é querer demais, exigir que as nossas autoridades ajam com agem as autoridades dos países do primeiro mundo, pois afinal de contas o Brasil não passa de uma republiqueta de bananas, um lugar onde as autoridades se colocam na maioria das vezes, acima das leis. É óbvio que existem cá entre nós as honrosas exceções.
Por essas e outras é que ainda se vê muito em nosso país, certas autoridades dando carteiradas, do tipo sabe com quem está falando, e essa mesma autoridade desautorizando aquele que está imediatamente abaixo da sua posição hierárquica, porque isso faz parte da cultura de povos subdesenvolvidos, onde humilhar e tripudiar alimenta o ego daqueles que por uma frustração ou um recalque qualquer, se sentem bem exibindo a sua força e poder.
Se o principal mandatário da nação se acha no direito de desrespeitar a lei e se colocar acima da justiça, o que se pode esperar de quem nasceu e cresceu num ambiente onde a lei do Gerson é aplicada cotidianamente? Para quem não sabe, a lei do Gerson propugna levar vantagem sempre.
E essa gente geralmente vive a receber medalhas, recebe a hóstia consagrada nas missas dominicais, é membro de um clube de serviço, presta serviços a comunidades e no lar é tido como pai exemplar.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário