O baiano José Carlos Aleluia que nas últimas décadas sempre esteve à frente das grandes discussões nacionais.A região Nordeste, que sempre andou a reboque do poder político desde que o Brasil é república, com as regiões Sul e Sudeste sempre no comando do governo central, duas regiões economicamente fortes, por conseguinte, com maior peso político. Já houve um tempo que o Brasil foi dominado pelo que se convencionou chamar da política do café com leite. O café representando o estado de São Paulo, o maior produtor a época desse produto e o leite representando o estado de Minas Gerais, também a época a maior bacia leiteira do país. Com esses dois estados se alternando no poder, e a região Nordeste ficando sempre em último plano, quando muito, indica um candidato a vice.
Essa cena mais uma vez se repete, com a candidata Dilma Rousseff, tendo como seu companheiro de chapa, o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), ela que nasceu em Minas Gerais e morou muitos anos no Rio Grande do Sul. Nesse caso, a chapa petista é formada por dois nomes oriundos da região Sudeste. E só agora um nome da região Nordeste, passa a ser cogitado para ser o candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra. O nome em questão é o do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), um político com dimensão nacional, por ser representante de um dos estados brasileiros com maior presença na cena política nacional, desde o aparecimento de Antonio Carlos Magalhães (ACM).
De todos os nomes já apontados como sendo de prováveis candidatos a vice na chapa do candidato a presidência da república José Serra, exceto Aécio Neves, o de José Carlos Aleluia é o que mais agrega valor a candidatura do tucano, por ser um nordestino, o que facilita a identificação do povo dessa região com Serra e também, por ser ele um político com excelente discurso e com uma capacidade de convencimento muito grande. Mas também não podemos esquecer que o estado da Bahia é o quarto colégio eleitoral do país. Como Serra precisa de um nome de preferência nordestino, o nome de José Carlos Aleluia cai como uma luva.
Quem é José Carlos Aleluia?
José Carlos Aleluia (Salvador, 9 de dezembro de 1947) é um engenheiro eletricista e político brasileiro.
Engenheiro elétrico formado na Universidade Federal da Bahia, onde seria depois, professor. Foi diretor da Coelba e diretor e presidente da Chesf entre 1987 e 1989.
Iniciou sua carreira política em 1990 elegendo-se deputado federal da Bahia pelo então PFL, sendo reeleito consecutivamente em 1994, 1998, 2002 e 2006. Líder do PFL na Câmara entre 2003 e 2005,[1] e líder da minoria de 2005 a 2007.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário