Silvio Mendes que cultiva uma herança deixada pelo saudoso Wall Ferraz, a sinceridade: que faz com que ele diga sim, e diga não, sempre com a mesma franqueza. O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes é um político que preza pela humildade, ou seja, procura sempre passar para o público com o qual se relaciona, seja através da televisão ou de qualquer outro veículo de comunicação, a imagem de um homem humilde, de um homem bom e afável, que faz questão de não ser visto como sendo dono da verdade e, que está sempre disposto a ouvir e a acatar qualquer boa opinião. E pelo visto esse seu estilo vem dando certo e nesse seu estilo que parece residir a sua grande virtude. O estilo que segundo Buffon é o próprio homem.
Esse jeito despretensiosamente tímido de Silvio Mendes, talvez seja a sua arma mais eficiente, pois ele consegue aprisionar o seu ouvinte, através da sua extrema humildade, que em nenhum momento faz com que as pessoas que lhe ouvem ou com quem ele conversa se sintam agredidas ou desconfortáveis diante dele, pela empáfia e a arrogância que via de regra os políticos, mesmo sem se darem conta, passam essa impressão, para as pessoas razoavelmente esclarecidas.
Há poucos dias conversei com um amigo marqueteiro que reside em São Paulo e lhe pedi para que analisasse através de um vídeo que lhe enviei o desempenho dos três candidatos que lideram as pesquisas de intenção de votos no estado do Piauí, para que eu pudesse melhor comparar a performance de cada um deles. Ao final da sua análise, ele me respondeu o seguinte: desses três, o mais difícil de ser atacado e combatido, é o que atende pelo nome de Silvio Mendes. Ai eu quis saber o que lhe fez chegar a essa conclusão. Ao que ele me respondeu: esse homem é de uma humildade franciscana, que somada à imagem que esse político consolidou junto ao teresinense, me arrisco a afirmar que se ele conseguir passar para o eleitor do interior essa mesma imagem - será imbatível.
Agora é preciso saber dosar a humildade, para que ela não seja confundida com arrogância. Porque segundo um pensador que não me ocorre agora o seu nome, não existe nada mais parecido com arrogância do que a humildade em excesso. Agora que é muito difícil atacar alguém com esse perfil, ah, isso é!
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário