O Piauí é um lugar onde a inversão de valores é bastante flagrante, como por exemplo, a super valorização do suplente, alguém que não reuniu condições para ser titular, mas que por motivos alheios a lógica consegue atrair mais a atenção da mídia do que aquele que teve seu mandato legitimado pelo voto, no caso específico do político.Senão vejamos: quem acompanha a programação das emissoras de televisão, rádio, jornais impresso e portais neste estado se depara quase que diariamente com os suplentes Elizeu Aguiar (de deputado federal-PTB), Fábio Novo (de deputado estadual-PT) e Joaquim Saraiva (de deputado federal-PR-foto). O ex-maratonista Joaquim Saraiva, esse, por exemplo, é o campeão de inserção na televisão. Ele consegue aparecer mais no vídeo do que o deputado estadual Xavier Neto (PR).
O suplente de deputado federal Elizeu Aguiar (PTB) consegue mais espaço na mídia do que o deputado estadual Hélio Isaías (seu companheiro de partido), um ex-secretário do Trabalho do estado do Piauí, já no seu segundo mandato e um dos deputados estaduais que aparece muito bem colocado nas pesquisas, o que praticamente lhe assegura o seu retorno em 2011 à Assembléia Legislativa.
O mesmo acontece com o petista Fábio Novo, um suplente de deputado estadual sem nenhuma tradição na política piauiense, mas que consegue atrair mais os holofotes da mídia local do que políticos como o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), que tem uma história no Partido dos Trabalhadores (PT), e que é sem dúvida nenhuma um político de expressão nacional.
O estado do Piauí tem dessas coisas. Agora mesmo, uma verdadeira guerra está sendo travada entre os partidos que apóiam o governador Wilson Martins (PSB), candidato a reeleição, pela indicação do candidato a suplente de senador do candidato Wellington Dias.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário