quinta-feira, 26 de maio de 2011

Método não invasivo de biópsia

Pacientes com doenças hepáticas em tratamento na Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) serão beneficiados com um novo exame para o diagnóstico e controle das doenças. Trata-se da Elastografia Hepática, método não invasivo, indolor e sem efeitos colaterais, que permite avaliar, em apenas 5 minutos, o grau de rigidez do fígado (fibrose hepática), o que determina os riscos do paciente desenvolver cirrose e o estádio da doença.

Na Europa, em especial na França, o exame tem substituído a biópsia do fígado nos casos de hepatite C. No Brasil, a Gastroenterologia Clínica é pioneira na introdução da técnica na rede pública de saúde do país. Protocolos de pesquisa, em desenvolvimento pela clínica há dois meses, já atestam segurança e eficácia da tecnologia.

No momento, a biopsia hepática é a única alternativa para os pacientes do SUS. O procedimento invasivo exige internação, uso de anestesia local e introdução de agulha para obtenção do fragmento de tecido hepático. Além disso, há risco raro de complicações hemorrágicas para o paciente.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto central do HC

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: