segunda-feira, 30 de maio de 2011

Universidade contribui para programa espacial do Brasil


E participa do Lançamento de foguete - FTI no CLA. O vice-reitor, Antonio José Silva Oliveira que foi professor do chefe de operações, esteve no evento. 

Na tarde desta sexta, 27, ocorreu o segundo Lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)no Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, no Maranhão. A nave alcançou seu apogeu nos céus do Estado com uma altura vertical de 64.729m, percorrendo 53.027m em distância horizontal, com o tempo de 240,347, ou seja, (quatro minutos e trinta e quatro segundos).

A operação Fogtrein I 2011 teve ontem seu primeiro lançamento prejudicado, com este tipo de foguete. Hoje,no segundo dia, a contagem regressiva, após algumas breves interrupções, teve sucesso às 14:15h o que foi comemorado por toda a equipe que assistiu o lançamento.

Na avaliação do cientísta e físico Prof.Dr. José Oliveira, vice-reitor da UFMA, o lançamento do FTI representa o reinício da corrida espacial brasileira, e destaca: o foguete de treinamento intermediário já pode ser considerado produto industrial. Poderá ser comercializado para o mundo e a UFMA tem contribuído significativamente para os avanços do Programa Espacial do Brasil. Participaram ainda diversos estudantes da pós de Eng. Elétrica UFMA, que fazem parte da operação.

O Chefe de Operação do Lançamento e ex-aluno da UFMA, Carlos Alberto Silva, destacou que o Mestrado e o Doutorado em Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Maranhão, tem capacitado ainda docentes de São José dos Campos/SP e ministra cursos para a equipe de engenheiros do Centro de Lançamento de Alcântara.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino 

Nenhum comentário: