quinta-feira, 29 de abril de 2010

Desembargador Jamil Gedeon quer ir para o STJ


Há menos de cinco meses no cargo, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Jamil Gedeon, já quer dar voos mais altos. Ele é um dos quatro desembargadores da Casa inscritos para a vaga da ex-ministra Denise Arruda no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os outros são Nelma Sarney, Paulo Velten e Maria da Graças Duarte.

Caso Jamil consiga chegar à Corte superior deverá acontecer nova eleição para a presidência do TJMA porque ele deixaria o cargo em menos de um ano de mandato.

A vaga no STJ está aberta a membros de Tribunais de Justiça de todo país. Uma comissão formada por ministros, analistas e técnicos fará a escolha de 25 deles. A partir daí, a Corte Especial do STJ (15 ministros mais antigos) formará a lista tríplice. Esta relação é, então, encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que nomeará seu escolhido. O nomeado passará, também, por sabatina no Senado.

O último maranhense a integrar o STJ foi Edson Vidigal. Ele se aposentou em 2006 para tentar voltar à política, até hoje sem sucesso.

TRT

Também tem maranhense tentando vaga no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Trata-se de Ilka Esdra Silva Araújo, vice-presidente e corregedora do TRT da 16ª Região (Maranhão)

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: