quinta-feira, 29 de abril de 2010

O combate a violência é mais eficiente com ações preventivas de repressão ao crime

Entre 2002 e 2007, o número de homicídios no Estado de São Paulo caiu espetacularmente: nada menos de 60,5%! Há apenas dois estados em que se matam menos pessoas por 100 mil habitantes do que São Paulo: Piauí e Santa Catarina — e, ainda assim, são números de 2007. Eles melhoraram um pouco depois disso.


Como se vê, o Estado de São Paulo está em 25º lugar, e a capital paulista em 26º, numa lista de 27 unidades da federação. São Paulo tem um exemplo a dar ao Brasil nesse particular.

Se a economia cresceu no Brasil inteiro, especialmente no Nordeste, alvo preferencial dos programas assistenciais, o que explica a explosão de violência em alguns lugares e a estupenda redução em outro?
A resposta é simples: uma polícia eficiente no trabalho de prevenção e de repressão ao crime.

E notem: a redução do número de homicídios não se deu apenas nesta relação por 100 mil habitantes, não! Houve uma fantástica diminuição em números absolutos mesmo: de 14.494 pessoas assassinadas em 2002 para 6.234 em 2007 — 57% menos!!!


Vença quem vencer a disputa para Presidente, a experiência de São Paulo tem de ser considerada pelo resto do Brasil no que diz respeito ao combate aos homicídios. É inaceitável que se mate em Alagoas quatro vezes o que se mata em São Paulo — três vezes e meia no Espírito Santo e em Pernambuco, 2,6 vezes no Rio… Dêem uma boa razão para o Distrito Federal estar em quinto lugar nesse ranking macabro!


por Reinaldo Azevedo
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: