sexta-feira, 18 de junho de 2010

Umas & Outras

O queridinho da mídia piauiense

O delegado Marllos Rossano (irmão do deputado estadual Temístocles Filho), continua sendo pautado pelos programas de televisão para falar dos idosos, quando ele não é mais delegado do idoso. O que nos leva a crer, que essa justificativa do convite para participar desse ou daquele programa para falar sobre o problema do idoso, não passa de um artifício para driblar a justiça eleitoral. Se for para falar do problema do idoso, porque não chamar um geriatra ou o delegado que assumiu no lugar de Marllos Rossano? O que vem fazendo à imprensa com relação a super exposição de Marllos Rossano, não passa de propaganda política antecipada, o que convenhamos fere a legislação eleitoral. E os outros candidatos a deputado federal não acusam o golpe. A presença do irmão de Temístocles Filho na TV Assembléia é um desrespeito ainda maior a legislação eleitoral. Como dizem os timonenses, o Piauí continua sendo terra de muro baixo. Traduzindo: o que os timonenses querem dizer com essa frase, é que sendo poderoso no Piauí o sujeito pode tudo e mais um pouco. Vejam o caso do caminhoneiro assassinado que se apresentou à polícia, mas não ficou preso e quando a justiça decretou a prisão do assassino confesso, essa mesma Polícia Civil Piauí não consegue mais encontrar o criminoso. Só apelando para a polícia civil de Goiás.

Heráclito Fortes propõe um debate

Nesta sexta-feira o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), ao ser entrevistado dentro do programa Notícia da Manhã sugeriu a direção de jornalismo da TV Cidade Verde a realização de um debate entre os candidatos ao Senado, Mão Santa (PSC), Wellington Dias (PT), Ciro Nogueira (PP) e o próprio Heráclito. Nesse debate o senador Heráclito Fortes, que já deu o tom do seu discurso na campanha, promete desconstruir a imagem de Wellington Dias e Ciro Nogueira. Esse debate promete. Vamos aguardá-lo.

As duas vítimas da família Sarney

Na eleição para governador do estado do Maranhão em 2010, o grupo sarneysista, representado pela candidata a sua reeleição Roseana Sarney, além dos entraves naturais de uma campanha, ainda terá que lutar contra o sentimento de revolta do povo maranhense, que vê em Jackson Lago (cassado pelo sistema) uma vítima dessa família, que por quase 50 anos detém o poder econômico e político nesse estado. Como se não bastasse a vitimização de Jackson Lago, a família Sarney resolveu fabricar mais outra vítima, no caso, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), que poderá ter a sua candidatura ao governo do Maranhão inviabilizada, devido à força e o prestígio político de José Sarney junto a Lula e a direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que a pedido de José e Roseana Sarney, resolveu intervir no PT maranhense, modificando uma decisão tomada por esse partido num encontro que formalizou a coligação dos Partidos PCdoB e PT. A propósito: O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), a ex-deputada federal Terezinha Fernandes e o ex-camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, continuam em greve de fome, protestando contra a direção nacional do PT que resolveu intervir no PT maranhense, obrigando esse partido a se coligar no Maranhão com um adversário histórico.

A força da grana terá um papel decisivo

À eleição de 2010 para os cargos proporcionais vai ser definida em favor do dinheiro. Quem tiver mais grana, já pode até encomendar o terno de posse com bastante antecedência. Os políticos piauienses com mais idade, esses já são escolados, formados na mesma escola do ex-deputado Mussa Demes, um político piauiense que morava em Fortaleza e que só vinha ao Piauí nos momentos que antecediam a eleição e quando se abriam as urnas, para surpresa de muitos ele era um dos mais votados. Os mais novos vão pelo mesmo caminho, seguindo as pegadas de Mussa Demes, usando as mesmas práticas de como ganhar um eleição investindo só nos cabos ou oficiais eleitorais. Entre os nomes petistas dados como eleitos, estão aqueles que são conhecidos como operadores do sistema. Uma gente de origem humilde, mas que num espaço de sete anos já estão sendo incluídos entre os mais ricos do estado do Piauí.

Correndo na raia por fora, mas com fôlego suficiente

O suplente de deputado estadual Deusimar Tererê (PSDB), tem a seu favor, o fato de ser representante do segundo maior colégio eleitoral do estado do Piauí, um município com um eleitorado capaz de eleger um deputado estadual. A TV Assembléia também lhe ajudou a se tornar um político conhecido em todo o estado. Esse é o único candidato que mesmo sem dinheiro será eleito. O deputado estadual Deusimar Tererê (PSDB) que viu aprovado o seu pedido de título de cidadão piauiense ao Tenente Cel. da Polícia Militar do Piauí, José Lopes da Silva, um maranhense com uma folha de bons serviços prestados a Polícia Militar do Piauí e uma terra que lhe recebeu de braços abertos.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: