quarta-feira, 13 de julho de 2011

O turismo não é a principal vocação econômica do Piauí



O céu de São Raimundo Nonato, através da lente de Dom Severino

Com exceção do Parque Nacional da Serra da Capivara, que por sinal, já dispõe de excelente infraestrutura, o estado do Piauí, não tem um potencial turístico expressivo e que mereça a atenção que os últimos governos vêm dando a esse seguimento da economia.

O Delta do Parnaíba, que os maranhenses preferem chamar de Delas das Américas, até como uma maneira de chamar a atenção dos outros estados e do mundo para uma riqueza que também é sua, que o estado do Piauí na maior sem cerimônia, tenta vender como sendo exclusivamente seu, quando 70% do território do delta ficam em solo maranhense. Mas isso não vem a o caso, porque o que eu pretendo mesmo é mostrar, que devido o fato desse Delta ficar esgrimido entre os estados do Maranhão e Ceará, nunca o município de Paranaíba irá funcionar como um destino turístico.   

Os municípios de Parnaíba e Luis Correa, nunca irão receber turistas estrangeiros que justifiquem os investimentos que vem sendo feitos ao longo das últimas três décadas nessa região. É que os turistas estrangeiros vão preferir com destino, os estados do Maranhão e Ceará. 

Quando chega o período das férias, o governo estadual gasta rios de dinheiro para divulgar internamente o litoral piauiense, que além de muito pequeno, fica apertado entre dois estados potencialmente muito mais rico que o estado do Piauí em termos de atrações turísticas. 

O turista que sai da Europa para conhecer o estado do Piauí, ele vem buscando conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, pelo que esse parque tem riqueza arqueológica. O turista estrangeiro que quer curtir praias e sol vai preferir outros destinos.

Eu tenho quase que certeza, que as pesquisas feitas pelo governo do Estado, com relação ao fluxo de turistas estrangeiros e até mesmo de outros estados brasileiros que procuram o litoral piauiense, não  justificam os investimentos que vem sendo feitos nessa região. Investir no turismo religioso em Oeiras, talvez seja mais compensador.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: