quinta-feira, 7 de março de 2013

Os políticos profissionais deveriam se aposentar aos 70 anos

Quem se der ao trabalho de sintonizar a TV Senado no horário reservado às sessões legislativas, se deparará com uma verdadeira casa de repouso para idosos, porque muitos dos senadores que lá permanecem, já romperam a barreia dos 70 anos, o que obriga um ministro do STF a se aposentar em pleno julgamento de um processo. Sem lhe ser permitido ficar por mais um dia no exercício do cargo.

O que o povo brasileiro e o maranhense em particular, podem esperar de um dinossauro como o senador Epitácio Cafeteira (foto) (PTB-MA), que quando jovem já não era um político atuante, o que dirá agora aos 89, com a sua saúde comprometida? Quem perde com isso é o país que mantém com altíssimos salários e vantagens excepcionais, políticos velhos e ultrapassados, que já deveriam estar fora da vida pública.  O senador José Sarney (PMDB-AP) já anunciou que este será o seu último mandato. Um mandato que termina em 2015, quando completará 85 anos.

No estado do Piauí, o ex-senador Mão Santa ensaia a sua volta triunfal ao Congresso Nacional aos 73 anos de idade. Triunfal, porque com muito dinheiro qualquer cidadão brasileiro ganha um mandato. Bastando apenas ser competente na hora da transação comercial.

Nenhum comentário: