quarta-feira, 2 de abril de 2014

Corína chegou ao Brasil para denunciar a situação venezuelana

A representante da oposição venezuelana, Maria Corína Machado chegou ao Brasil hoje com o propósito de “denunciar como deputada” a grave situação que vive o seu país, diante de membros do Congresso Nacional.

“A visita de Corína é para atender uma convocação da Câmara Federal e do Senado e a sua intenção é explicar, de maneira muito clara a sua condição de deputada venezuelana que teve o seu mandato usurpado e a gravíssima situação que vive hoje o seu país”, disse a EFE, uma fonte próxima a Corína.  

A dirigente de oposição foi ao Brasil porque liderou nesta terça-feira em Caracas uma marcha até a Assembléia Nacional, que na semana passada tirou o seu mandato parlamentar.

Essa decisão da AN foi confirmada pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela e se apoiou na denuncia de que supostamente infringiu a Constituição, segundo a maioria da Assembléia ao aceitar que o Panamá lhe nomeasse sua representante, para intervir numa sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 20 de março passado.     

Nesse dia Corína tentou sem êxito expor a situação que vive a Venezuela ante a OEA e só pode se manifestar graças à oferta do Panamá, que estava disposto a ceder-lhe sua cadeira nesse organismo continental.

Apesar dessa decisão, Corína tem insistido que é “mais deputada” do que nunca e que a decisão de destituí-la do cargo é ilegal e demonstra o caráter autoritário do Governo de Nicolás Maduro, assim como a “inexistência da separação de poderes” na Venezuela.

Segundo as fontes consultadas pela EFE, Corína se reunirá hoje em Brasília com membros das Comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara Federal e posteriormente concederá uma entrevista a imprensa no Congresso. Com El Universal (VEN)

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook 

Nenhum comentário: