terça-feira, 1 de julho de 2014

O Piauí não vai para frente coisa nenhuma

Porto de Luis Corrêa 
A última edição da revista britânica "The Economist" 
apresenta o estado do Piauí, como sendo o mais pobre da federação, embora a renda real por pessoa tenha aumentado sete vezes desde 1950, graças aos programas sociais dos governos federais.

Ao contrário do que diz a propaganda oficial, o estado do Piauí continua não andando para frente, quando muito, anda como caranguejo, para os lados, o que significa que assim como esse crustáceo, o Piauí não avança em direção a um futuro de riqueza e prosperidade.   

Não é à toa que neste estado, 70% da população depende do programa Bolsa Família para viver com um mínimo de dignidade e o estado ainda é o maior empregador. Isso quer dizer que o Piauí é um estado totalmente dependente de recursos federais para manter as suas contas em dia e a população depende do estado para conseguir um emprego.

A indústria da construção civil, a que mais emprega neste estado, também é dependente do governo federal, uma vez que ela só continua forte, graças ao acesso facilitado ao crédito e aos programas de moradias populares que movimentam toda a cadeia produtiva desse setor. Com fim do crédito facilitado essa indústria fatalmente entrará em colapso. 

Um estado que não dispõe de um potencial energético que permita atrair plantas industriais, que não conta com um porto marítimo, embora tenha um litoral, que não dispõe de boas rodovias e ferrovias, não está habilitado para desenvolver-se.
 
Estrada da Soja (Uruçuí-PI

O investidor que pesquisa mercados e se depara com a propaganda oficial do governo do Piauí, se sente motivado a investir num estado de excelente localização geográfica, mas ao chegar ao Piauí e ao se deparar com uma realidade totalmente diferente, desiste logo de saída do seu interesse.  

Quem são os principais responsáveis pelo atraso do estado do Piauí? Os políticos e as nossas elites que investem na ignorância do povo, naturalmente.   

A estação ferroviária de Teresina virou Museu
Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook e no PortalAz

Nenhum comentário: