quinta-feira, 31 de julho de 2014

O povão não entende de economês

por Tomazia Arouche

As notícias de economia que ouvimos diariamente na TV são transmitidas em economês, no jargão dos economistas ou das pessoas iniciadas na ciência econômica. Isso quer dizer, que as pessoas simples, a gente do povo não entende patavina do que os economistas dizem nos boletins econômicos diários das nossas emissoras de televisão, rádio ou jornais.

Graças à incompreensão dessa linguagem técnica e rebuscada dos economistas, é que a presidenta Dilma Rousseff não sofre nenhum desgaste junto ao eleitor que define uma eleição, por ser maioria. Estou me referindo ao cidadão comum, ao homem que vive na periferia das grandes cidades, na zona rural, aonde só chega o sinal das TVs abertas, cujo noticiário não dá nenhuma ênfase aos assuntos de natureza econômica.

Quem assiste diariamente aos boletins econômicos da Globo News, Band News e Record News, perde o sono pelas notícias alarmantes sobre a economia nacional - que na opinião dos nossos analistas econômicos está à beira de uma recessão. Exceto os endinheirados, os investidores, os especuladores financeiros, em suma, aqueles que fazem a ciranda da economia nacional girar.

Nenhum outro governante brasileiro seria capaz de fazer diferentemente do que está seno feito para tentar superar uma crise financeira internacional que deixou de quatro os gigantes da economia mundial. Os EUA, a maior economia mundial, ainda não conseguiu se superar de todo, de uma crise que faz com que o presidente Obama continue amargando os piores índices de popularidade.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no PortalAz

Nenhum comentário: