quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Nós e as nossas muletas e bengalas


A bebida alcoólica e qualquer outro tipo de droga funciona como um apoio psicológico 

Da mesma forma como as pessoas que têm alguma dificuldade para andar necessitam de algum suporte, como uma muleta (bengala ou bastão), ao deparar-se com uma situação difícil, o ser humano em geral procura se firmar em algo ou alguém para conseguir superar uma fase complicada.

Muleta (bengala ou bastão) é tudo aquilo que serve de apoio. Um instrumento feito de madeira ou aço que apoia quem tem dificuldade de andar sozinho. Essa é a muleta física, mas, existe também a muleta psicológica.

Hoje em dia, a muleta psicológica é bastante usada por pessoas inseguras, fragilizadas e solitárias. Por se sentirem fragilizados, muitos indivíduos estabelecem uma relação de dependência com outras pessoas.

Homens velhos, por exemplo, que se casam ou namoram com mulheres jovens, buscam nessa relação muletas ou bengalas que lhes permitam se sentir mais seguros, motivados e até rejuvenescidos. E também para se auto afirmarem.

Homens idosos que apelam para esse tipo de apoio psicológico são criticados por usarem outras pessoas para serem felizes ou para suportarem melhor as suas deficiências e fragilidades impostas pela velhice. Quem não se sentir frágil e solitário na velhice que atire a primeira pedra.  

por Tomazia Arouche

Nenhum comentário: