quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O crescimento econômico não se sustenta sem consumo



O principal motor de qualquer economia é o consumo, seguido da construção civil, que quando está em pleno vapor, movimenta toda cadeia produtiva desse setor.

A abertura da economia para o Investimento Direto Externo (IDE), seguido da regulamentação fiscal do país para as multinacionais é outro fator muito importante para o crescimento da economia, porque garante aos novos investidores segurança jurídica.

A crise econômica renitente que anda dando sinais de uma leve recuperação, está muito longe de ser vencida, porque esse crescimento débil é um crescimento sem emprego. O que significa dizer que o consumo ainda continua em queda livre e o desemprego continua crescendo.

A indústria da construção civil que é o setor da economia que mais emprega e que sob os dois governos Lula e o primeiro governo Dilma Rousseff foi a responsável pelo boom da economia nacional nesse período, a partir do quarto governo do Partido dos Trabalhadores (PT) começou a desaquecer e neste momento está quase que paralisada.

Só podemos afirmar que o país está realmente saindo da crise econômica, quando o consumo voltar a crescer e a indústria da construção civil voltar a contratar num ritmo acelerado. Sem esse ambiente, o país continua patinando no atoleiro do desemprego e da falta de perspectiva do crescimento do emprego formal.    

Nenhum comentário: