sábado, 7 de abril de 2018

Rogério Castro fala ao Diário do Homem Americano

O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz (HRSJCF), acaba de receber um tomógrafo, um aparelho para fazer tomografias computadorizadas, que consiste numa imagem que representa uma parte do corpo, um exame médico radiológico que permite visualizar as estruturas anatômicas na forma de cortes. Uma imagem que é obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Para falar sobre essa importante aquisição, o blog Diário do Homem Americano, ouviu o diretor geral desse hospital regional que atende todos os municípios que formam o território da Serra da Capivara, o administrador público Rogério Castro.


Diário do Homem Americano – Diretor Rogério Castro, fale para os leitores do blog Diário do Homem Americano, sobre a importância desse aparelho de rádio e imagem para os seus potenciais clientes.


Rogério Castro – Sobre essa importante aquisição desse aparelho eu destaco três pontos: 1º - O diagnóstico precoce, por exemplo, de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas e edemas agudos dos pulmões e etc. Quando mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de salvarmos vidas. 2º - Economicidade, como por exemplo, o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz realiza em média 25 transferências mês de pacientes para Teresina ou Floriano, só para a realização de tomografias. Com esses translado, o HRSJCF gasta 35 mil reais mês. Com as tomografias sendo feitas neste hospital, gastamos apenas três mil reais com insumos. 3º- A questão social, porque a maioria dos pacientes deste hospital, não dispõem de recursos para um exame particular, uma vez que esse exame custa em média 900 reais.

DHA – A aquisição de um aparelho como esse, quanto representa em termos de investimento?
RC -  Dois milhões de reais com a aquisição e a sua instalação.

DHA – Além do tomógrafo, o HRSJCF recebeu outros aparelhos?
RC -  Na área cardiológica nós recebemos cardioversores, desfibriladores e monitores multi-paramédicos.  

DHA – Diretor Rogério Castro, você tem alguma outra novidade para anunciar às comunidades que integram o território da Serra da Capivara?
RC – Sim! Nós iniciaremos dia 9, na próxima segunda- feira, os serviços de dermatologia clínica e cirúrgica para o tratamento de doenças da pele, inclusive de câncer da pele.




Nenhum comentário: