domingo, 16 de fevereiro de 2020

A política piauiense está ultrapassada



A eleição do atual governador Wellington Dias em 2002, em cima de uma onda vermelha que varreu o país e que culminou com a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, representou para os piauienses um sopro de renovação e modernização da política do estado do Piauí. Um estado que há mais de meio século vinha sendo comandado por quase uma dezena de famílias que se alternavam no poder.

Ledo engano do piauiense que apostou nessa mudança, porque hoje, já passado quase duas décadas de sucessivos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), este estado continua o mesmo, uma vez que as mesmas famílias continuam dando as cartas no governo do estado e na principal prefeitura do estado do Piauí, ou seja, da capital.

O estado do Piauí que continua sendo o último vagão da locomotiva Brasil - e em que pese ter sido governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sob os governos Lula e Dilma Rousseff, este estado não deu um salto adiante, porque não conseguiu sequer concluir a estrada Transcerrado, o trecho da Ferrovia Transnordestina em solo piauiense e o Porto de Luís Correia; obras fundamentais, porque obras estruturantes.

Com uma fraca e ineficiente representação no Congresso Nacional, o estado do Piauí continua de pires na mão, implorando pela liberação de emendas impositivas, os únicos recursos que o estado governado pela quarta vez pelo PT ainda consegue, daí a dependência desse governo do senador Ciro Nogueira, que vive alardeando que será o próximo governador do seu estado e  Wellington Dias como se estivesse preso numa camisa de força não reage às essas declarações, movimentações e a desenvolturas de Ciro  Nogueira. Já andam dizendo que o senador Ciro Nogueira faz um governo paralelo, chegando inclusive a inaugurar obras como se fosse o governador do estado.

Sem querer ser fatalista, mas não é nenhum exagero afirmar que o PT no estado do Piauí está dominado por partidos que Wellington Dias pretende manter na sua base de apoio, como quem trabalha no sentido de se eleger senador em 2022 e o seu partido que se lasque, para usar uma frase bem ao gosto popular e muito comum neste estado.

Wellington Dias pelo que tem demonstrado ao longo desses seus quase 16 anos de mandato como governador é um político que nunca pensou no seu partido, mas exclusivamente no seu projeto pessoal de poder. A eleição do ex-governador Wilson Martins, poderia ter sido de um petista, mas um petista eleito governador fatalmente ofuscaria a principal estrela do PT no estado do Piauí, o atual governador.

No presente momento não existe na cena política piauiense, nenhum político com estatura para liderar um movimento de modernização da política - de um estado que sempre foi dominado por caciques. Wellington Dias é um cacique com verniz modernista. Só o verniz.

Nenhum comentário: