terça-feira, 15 de setembro de 2020

Um Fórum de discussão permanente de desenvolvimento do PI

O estado do Ceará na região Nordeste, entre todos os estados nordestinos é o que mais se destacou nas últimas décadas em termos de desenvolvimento, sobretudo, nas áreas industrial, comercial e educacional.

Uma revolução que começou com o então secretário de Planejamento do governo do estado do Ceará, Luiz de Gonzaga Fonseca Motta, que através de uma parceria com o Centro Industrial do Ceará (CIC), criou um Fórum de Discussão Permanente para discutir às causas do atraso desse estado e buscar um atalho para o seu crescimento e desenvolvimento. Luiz Gonzaga Motta que ao assumir o governo, incentivou ainda mais esse debate, o que acabou por eleger o empresário Tarso Jereissati, governador do estado do Ceará que no seu governo realizou uma verdadeira revolução no sentido de promover uma ruptura com o atraso secular do seu estado, esse governador tucano que funcionou como o grande condutor e indutor do processo de desenvolvimento do Ceará.

De uma revolução que não teria acontecido sem a participação direta de Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, que embora fosse uma cria de uma política velha, promoveu uma ruptura com a política dos coronéis, representada pelos coronéis cearenses Virgílio Távora, Cesar Cals e Adauto Bezerra.

O que foi mesmo esse Fórum?

Esse Fórum de Discussão Permanente foi uma etapa indispensável na propositura de um projeto de desenvolvimento, principalmente econômico que contou com a participação do governo estadual, empresários e o mundo acadêmico.

 

De fato, conhecer novas ideias e abordar um tema relevante, faz muita diferença na formatação e criação de um projeto. Um ponto muito importante no momento de organizar uma ação desse tipo é priorizar questões abrangentes e atuais.

O grande segredo para que esse Fórum pudesse contribuir para atingir os seus objetivos foi despertar o engajamento dos participantes com base em um planejamento detalhado. Que pensou todo o procedimento como uma espécie de troca entre diferentes opiniões e que agregaram conhecimento. Só assim foi possível montar a estrutura necessária para um projeto bem-sucedido.

Objetivos de um fórum de discussão

Antes de iniciar qualquer tipo de planejamento, torna-se necessário compreender qual o objetivo do fórum. De nada adianta organizar um evento dessa natureza sem a base necessária para mobilizar o interesse dos participantes.

Por isso, cabe estudar detalhadamente as possibilidades e estabelecer o valor agregado às atividades educacionais. Ter em mente que, independentemente da temática, o que faz a diferença é a interação dos participantes. Os participantes precisam contribuir efetivamente com ideias inteligentes para que a discussão alcance diferentes níveis e os objetivos desejados.

O estado do Piauí que vive patinando sem encontrar um caminho que sirva de atalho para o seu desenvolvimento econômico, bem que poderia espelhar-se no exemplo do estado do Ceará, que conseguiu através de um Fórum de Discussão Permanente criar os meios e as condições necessárias para trilhar o caminho do desenvolvimento. Hoje, o estado do Ceará conta com um polo industrial e educacional que chama a atenção e desperta o interesse de outros estados.

O Centro Industrial do Ceará (CIC), cuja história se fez pautada no compromisso com o desenvolvimento de uma consciência política, econômica e social sintonizada com os interesses, não apenas da indústria cearense, mas de todo o conjunto da sociedade desse estado, soube reunir em torno desse compromisso, uma gama diversa de personagens das mais diferentes linhas de pensamento e de trabalho.

A propósito: a secretaria de Planejamento do estado do Piauí deveria mapear o estado e identificar a vocação econômica de cada região ou macrorregião. Se a vocação de determinada região for industrial, o governo deve montar as bases e a infraestrutura de um distrito industrial.

Nenhum comentário: