quarta-feira, 7 de abril de 2021

A morte de um grande líder comove o estado do Piauí

"A mente do ser humano é insondável", diz Sílvio Mendes sobre Firmino Filho

O estado do Piauí, perde com a morte prematura do ex-prefeito de Teresina, o economista Firmino Filho (PSDB) de 57 anos, a maior liderança política da capital e uma das maiores lideranças estaduais. Um líder contra o qual não existe nenhuma macula que manche sua rica biografia, após essa liderança tucana ter sido quatro vezes prefeito da capital do estado do Piauí. Um feito extraordinário num país onde a maioria dos nossos políticos são reconhecidamente, políticos corruptos e corruptores.

Os quatros mandatos exercidos por Firmino Filho, com um pequeno interregno entre os dois primeiros e os dois últimos mandatos, foram marcados por administrações balizadas pela seriedade no trato com o dinheiro público. Quatro administrações que nunca foram questionadas do ponto de vista da correção moral e ética, sequer pelo PT, por exemplo, o maior crítico do PSDB à nível estadual e nacional.

Firmino Filho se tivesse se lançado candidato ao governo do estado do Piauí, por um partido como o MDB que está presente em todos os municípios piauienses, certamente teria sido eleito. Como a maior liderança da capital, Firmino Filho só precisava de um partido com forte penetração no interior do estado, o que o PSDB nunca conseguiu em que pese ser o partido com maior presença na capital.    

Firmino Filho só não se elegeu governador do estado do Piauí, devido a baixa capilaridade do seu partido em todo o estado. Com o PSDB reinando soberanamente por mais de 30 anos na capital, mas sem conseguir se tornar um partido estadual. A eleição de poucos prefeitos tucanos corrobora a fraca presença do PSDB no interior do estado.

A polícia e a imprensa piauiense trabalham com a possibilidade de que Firmino Filho tenha cometido suicídio, com o site GP1 de Teresina chegando a afirmar que apurou que nos últimos dias o ex-prefeito de Teresina vinha passando por uma forte crise depressiva e o vereador Edson Mello seu companheiro de partido chegando a afirmar que Firmino Filho nos últimos dias andava muito introspectivo.  A frase citada na abertura deste editorial pelo também ex-prefeito de Teresina, o médico Silvio Mendes, explica esse um gesto demasiadamente humano.

Os piauienses neste momento triste choram a morte de uma liderança política que ainda teria muito o que contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do seu estado. Firmino Filho que teve uma carreira política só comparada ao do atual governador. Uma carreira brilhante para dizer o mínimo.

Vai Firmino, vai após cumprir o teu destino!


Nenhum comentário: