É muito comum a gente vê nos filmes produzidos nos EUA e na Europa, as pessoas consumindo água diretamente da torneira. Isso quer dizer que os habitantes desses países acreditam e confiam na qualidade da água ofertada pelo governo. O que não acontece no Brasil, porque a qualidade da água fornecida pelas empresas concessionárias desse bem essencial, não é confiável. Podemos citar como exemplo da péssima qualidade da água consumida pelo povo brasileiro - a água fornecida pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE).
No ano passado, mais precisamente no dia 01/04/2021, a imprensa carioca denunciou a péssima qualidade da água que a população da cidade do Rio de Janeiro estava consumindo. Segundo a imprensa do estado do Rio de Janeiro, os cariocas e demais moradores da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro continuam sofrendo com cheiro e gosto ruim da água fornecida pela Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, devido à presença da substância geosmina, produzida por algas.
Se na segunda mais importante cidade brasileira, a água consumida pela população é de péssima qualidade ou de qualidade duvidosa, o que dizer da água ofertada pela Empresa de Água e Esgoto do Piauí S/A (AGESPISA) aos piauienses que habitam esta microrregião. Podemos dizer que à água da barragem da Onça não serve para o consumo humano, porque além do mau cheiro, essa água após alguns minutos depositado num recipiente, se transforma em flocos, uma massa das mais diversas cores. Não é à toa que a nossa microrregião é uma das maiores consumidoras de água envasada. Uma água mineral que ninguém sabe se ela é submetida periodicamente a uma análise. Análise feita por laboratórios de análise de água mineral, seguindo as normas do Ministério de Minas e Energia, conforme decreto lei 7841/45, do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Costuma-se dizer à guisa de gozação que as pessoas ricas do município de São Raimundo Nonato e toda esta microrregião não usam a água da barragem da Onça, nem para lavar a suas madeixas.
Consumir água diretamente da torneira no Brasil e particularmente no estado do Piauí é correr risco de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário